Dejetos de animais: de passivo ambiental a adubo

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=Ofhqj6ZEl04

 

#souagro | Ainda considerado por alguns produtores um passivo ambiental, os dejetos de animais carregam nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, capazes de contribuir para o desenvolvimento das plantas, funcionando como adubos naturais e substituindo os minerais, reduzindo inclusive os custos ao produtor.

A engenheira agrícola da área de Solos do IDR-PR, Graziela M. de Cesare Barbosa, comenta que o Paraná se destaca no cenário nacional como um dos maiores produtores de carne de suíno, ave e na produção de leite. “Esse patamar de produção é atribuído ao grande número de animais alojados no Estado, gerando um volume expressivo de dejetos”.

Confira a entrevista com a engenheira agrícola Graziela M. de Cesare Barbosa:

 

Graziela revela que o Paraná produz mais de 28 milhões de metros cúbicos de dejetos de suínos por ano, oriundo de um rebanho estático de 6 milhões de cabeças. Cada suíno produz 12 litros de dejetos líquidos por dia. O Brasil é o quarto no ranking mundial da produção de suínos e o Paraná ocupa a terceira posição no Brasil.

 

Custo de produção de suínos passa dos R$ 7 por quilo vivo

Seminário aborda uso de dejetos de animais em lavouras do oeste

 

Em relação às aves, são 250 mil toneladas de cama de aviário de um total de 300 milhões de aves, a cada quatro ciclos. O Brasil é o terceiro maior produtor de aves do planeta e o Paraná lidera esse ranking em nível nacional.

O plantel de 1,7 milhão de cabeças de gado leiteiro responde por 24 milhões de toneladas dejetos ao ano. Cada animal gera 40 quilos de dejetos ao dia.

Os dejetos de animais agregam valor ao campo. A utilização deste material é possível, desde que sigam alguns critérios para não contaminar o lençol freático, o solo os corpos hídricos. Neste sentido, algumas práticas conservacionistas precisam ser adotadas, para evitar prejuízos e danos à planta.

(Vandré Dubiela)

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas