Raiva bovina

Sobe para 10 o número de casos de raiva confirmados

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Raiva bovina

 

#souagro | Com a confirmação nesta sexta-feira (30) de mais três casos de raiva bovina em Cascavel, feita pela unidade da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) em Cascavel ao Portal Sou Agro, o número total subiu para 10, desde o fim do mês passado. Os três novos casos positivos estão localizados na comunidade de Colônia Barreiros. “Apesar de tudo, o bom é que todos esses casos estão concentrados em apenas uma comunidade, facilitando as ações de monitoramento e controle”, salienta a médica-veterinária da Adapar, Luciana R. Riboldi Monteiro.

Os 10 casos estão localizados em oito propriedades. Apenas um deles fica em uma área situada no Reassentamento São Francisco. Ainda falta um laudo de dois animais na mesma propriedade, cujos resultados ainda são aguardados, de acordo com a Adapar.

 

Caça aos morcegos: veja como a Adapar faz o controle populacional  

Raiva: vídeo mostra sintomas de animal atacado por morcego

Raiva bovina pode ser transmitida a humanos

 

Nesta semana, uma equipe da Adapar realizou a coleta de morcegos em abrigos nas regiões onde se concentram esses casos. No total, foram resgatados 12 exemplares do morcego hematófago para análises. A força-tarefa contou com a participação do Fiscal de Defesa Agropecuária, médico veterinário Antônio da Silva, de Catanduvas; Agente de Fiscalização de Defesa Agropecuária, Ronis Carlos de Oliveira, de Corbélia e Agente de Fiscalização de Defesa Agropecuária, Márcio Michel de Andrade, de Cascavel.

Cascavel não registrava casos de raiva bovina há 10 anos. Um dos motivos da retomada dos casos, seria o aumento populacional dos morcegos. Os proprietários de áreas próximas aos focos da doença, precisam ficar atentos e adotar todas as medidas para evitar o contágio do rebanho e até mesmo deles, uma vez que a raiva pode ser transmitida para os humanos.

(Vandré Dubiela)

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas