Semente rastreada combate a pirataria

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://youtu.be/t1rxyEfuMFQ

 

#souagro | O setor de sementes vem passando por substanciais mudanças tanto na parte legislativa como no comportamento da iniciativa privada. “Nos últimos 30 anos, o segmento de sementes teve muitas alterações. Nas décadas de 80 e 90, essa fiscalização era realizada por servidores estaduais. A partir de 2000, a jurisprudência migrou para a esfera federal”, recorda o engenheiro agrônomo Airton Cittolin, profissional que acompanha o setor de sementes há três décadas.

 

Confira a entrevista de Airton Cittolin, engenheiro agrônomo com experiência de 30 anos no setor de sementes, concedida ao Portal Sou Agro:

 

Segundo Cittolin, essa alteração para o governo federal provocou uma “ruptura de foco”. “Antigamente, no tempo em que a fiscalização era feita pelo governo estadual, a qualidade das sementes no mercado e o produto final eram infinitamente melhores. Hoje, a nova lei em vigor protege o produtor familiar, o incentivando a salvar a sua semente”. Conforme dados obtidos junto à Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), a prática consiste em o produtor rural guardar uma parte da safra para usar no plantio do ciclo seguinte. Trata-se de um direito do agricultor, mas que precisa ser exercido seguindo uma série de procedimentos cadastrais junto ao Ministério da Agricultura.

 

Sementes piratas causam rombo de R$ 500 milhões ao Paraná

 

Semente Legal

Ainda sobre a semente, o engenheiro agrônomo cita a cultura do feijão. “Somente 10% da semente é fiscalizada, os 90% restantes são sementes salvas”, aponta. Tudo isso desencadeou o movimento da Semente Legal, de forma de seguir uma tendência mundial e atender um mercado consumidor cada vez mais exigente. A rastreabilidade do produto atesta a qualidade e a origem. A intenção é acompanhar a produção do plantio até a colheita. A partir disso, o Semente Legal incentiva a produção de sementes certificadas. O Semente Legal por meio da rastreabilidade segura e da verificação externa da qualidade, possibilita ao agropecuarista a garantia de que esteja comprando sementes com origem e qualidade garantidas.

(Vandré Dubiela)

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas