Produção de painço é alternativa para produtores do Paraná

Compartilhar

A produção de painço no Oeste do Paraná tem sido uma aposta de produtores para fazer a rotação de cultura nas lavouras. Adriano Marcos Vivian é produtor rural e aposta a 10 anos na cultura. Ele planta na região de Sede Alvorada e está com uma ótima expectativa para este ano. “Este ano o plantio foi mais tardio porque colhemos a soja com atraso, mas estamos esperançosos em uma boa colheita do painço.

A principal vantagem da produção de painço é a rotação e a cobertura de solo que podemos fazer”, diz Vivian, que completa: “Com o painço faço três safras por ano. É um conjunto de ações que eu consigo fazer na lavoura para melhorar a produtividade da soja”.

3.600 quilos por alqueire é a expectativa de colheita. O painço é bastante utilizado para alimentação animal, mas também serve para alimentação humana. Adriano diz que a rentabilidade é boa e esse ano está com o melhor preço na história, em média R$120 por saca.

A região Oeste do Paraná já chegou a plantar cerca de 2000 mil hectares de painço se destacando no Estado, mas nos últimos anos esse número caiu. Nesta safra tem uma média de 600 hectares plantados. Para Adriano essa queda se deve a dois fatores: “Primeiro porque tem bastante oferta de produto vindo do estado de Mato Grosso e segundo porque o produtor precisa entregar embalado, limpo e classificado o que torna o serviço um pouco mais moroso”.

O custo de produção do painço é considerado menor do que de outras culturas como soja e milho. Em 90 dias termina o ciclo do plantio a colheita.

Clique abaixo e assista a reportagem com mais detalhes na entrevista do produtor rural Adriano Marcos Vivian.

 

Clique aqui e veja os benefícios do painço na alimentação humana

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.