Pico da safra eleva valor do frete em até 80%, diz presidente da Fetranspar

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=jsZ3LGA6f-Y

 

#souaagro | Durante todo o ano, o valor do frete se mantém estável, a não ser que ocorram seguidos aumentos no preço do diesel, como o que vem ocorrendo ultimamente. O pico da safra eleva o valor do frete em até 80%, de acordo com o presidente da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), Sérgio Malucelli. “Todo o custo operacional de transporte em nosso estado está atrelado ao agronegócio, impactando no custo do frete”.

 

Confira a entrevista concedida pelo presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli, ao Portal Sou Agro:

 

Para Malucelli, outro fator incidente no custo operacional do frete é o valor do litro do diesel. “Seria bom até que o governo observasse bem a dificuldade enfrentada pelos empresários do transporte e sempre acompanhar de perto estes aumentos e seus impactos para a cadeia produtiva”.

 

Nova alta do diesel aumenta custos no campo

Consultor avalia projeção americana e diz que preços no Brasil permanecerão firmes

 

Nas operações de veículos rodoviários, o combustível pesa, em média, 30% a 35% em relação aos custos. Comunicado técnico emitido no fim de março, informa que para manter a saúde financeira das transportadoras, é imprescindível o repasse imediato do acumulado dos aumentos de combustível, “até por que este é um custo relevante e que não há formas de reduzi-lo pelo aspecto do consumo”, diz um dos trechos do comunicado.

 

Conab aponta alta

O mais recente boletim emitido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) aponta uma alta de até 25% em preços do frete em um ano, mais especificamente a agricultores e exportadores mato-grossenses. O transporte para o principal porto do Brasil, o de Santos, registra aumento de 11% na média. Porém, se o escoamento for em direção ao Porto de Paranaguá ou ainda pelo Arco Norte, as cotações ficam 19% e 20% mais elevadas.

A Conab entende que esse cenário é resultado da fusão de diversos fatores, como o pico da colheita, o aumento no preço do combustível e alguns congestionamentos registrados em rotas estratégicas do escoamento. (Vandré Dubiela)

 

Foto: Vandré Dubiela

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas