“Oscar do cooperativismo”: Lar é campeã em três categorias

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

Mulher Cooperada, Inovação e Bioenergia foram as categorias em que a Lar Cooperativa Agroindustrial recebeu o troféu de 1º lugar durante entrega do Prêmio Quem é Quem. A premiação nacional reconhece as melhores e maiores cooperativas brasileiras do setor de aves, suínos e peixes, uma espécie de Oscar do cooperativismo. A cerimônia foi realizada de maneira digital durante o AveSui Virtual. “Oscar do cooperativismo: Lar é campeã em três categorias.

O evento contou com a participação da ministra da Agricultura Tereza Cristina; do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin e o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Marcio Lopes de Freitas.

“A Celsi é uma mulher muito dedicada, uma líder que representa muito bem as mulheres da Lar, que sempre são reconhecidas e recebem oportunidades para expressarem seu talento no campo e inclusive cargos de gestão. Na categoria inovação a Lar é a campeã nessa premiação por três anos consecutivos, e o projeto da vez faz referência ao uso de tecnologia para facilitar o dia a dia dos mais de 1,3 mil associados integrados com pedidos de ração automatizados. Na área ambiental, que é também uma das prioridades da Cooperativa, ficamos muito felizes pelo destaque na produção de energia elétrica a partir de fontes alternativas como o cavaco e o dejeto dos suínos”, afirmou o diretor-presidente da Lar Cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, ao se manifestar após o evento.

A associada Celsi Sandmann foi a homenageada como campeã na categoria Mulher Cooperada. Celsi é associada da Lar há 39 anos, reside no município de Santa Helena-PR, e sua família desenvolve as atividades de suinocultura e avicultura de corte. Ela se destaca por seu envolvimento com a comunidade e por já ter atuado na liderança da cooperativa, representando as mulheres da sua unidade e os avicultores.

Na categoria Inovação a Lar Cooperativa foi campeã com o projeto Automação do Pedido e Entrega de Ração com o uso de tecnologias digitais. A ideia já implantada consiste no uso de inteligência artificial para programar pedidos de maneira automática e sensores nos silos, para identificar estoques com mais precisão.  O projeto é oriundo de Grupo de Melhoria, baseado em estudo dos próprios funcionários da Unidade Industrial de Rações em Santa Helena-PR.

O terceiro troféu de campeã da Lar foi na categoria de Biomassa e Bioenergia, com destaque para ações desenvolvidas nas unidades produtoras de leitões e desmamados e também na Unidade Industrial de Soja 2 em Caarapó-MS. Nestas unidades a energia é produzida a partir do biogás formado com os dejetos de suínos e na indústria de soja com uso de cavaco.

A Lar Cooperativa ficou também entre os finalistas em outras seis categorias:  Econômico-Financeiro; Ambiental e Bem-Estar Animal, Assistência Técnica, Gestor Operacional, Melhor Cooperado Aves e Varejo.

 

Foto: Assessoria da Lar

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas