poder de compra

Março apresenta nova perda no poder de compra do avicultor

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
poder de compra

O poder de compra do avicultor caiu no mês de março porque o preço médio recebido na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou desvalorização de 2,5% sobre o mês anterior, fevereiro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice foi positivo em 11,3%.

A saca de milho, por sua vez, apontou valorização de 10,6% na comparação mensal enquanto em doze meses apresentou aumento expressivo de quase 57%.

Com a desvalorização mensal na caixa de ovos e aumento no valor de aquisição da saca de milho, houve nova piora no poder de compra do avicultor em relação à matéria-prima.

 

Assim, enquanto em fevereiro foram necessárias apenas 13 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em março essa quantidade subiu para 14,8 caixas, significando piora de 11,9% no poder de compra. Na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 10,5 caixas para adquirir a tonelada do grão, a perda atingiu 29%. Ou, de 33,2% em relação à média histórica de 9,9 caixas.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de abril apontam para uma necessidade de 15,9 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, significando perdas em relação ao mês anterior, ao ano passado e à média histórica.

Fonte: OvoSite

 

Veja também:

 

Oeste do Paraná se destaca na produção de camarões

Abril deve ser o mês mais seco do ano até agora

Alerta no campo: pulgão-da-soja pode chegar ao Brasil

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas