Líderes pedem apoio contra mudanças na Tarifa Rural Noturna

Compartilhar

 

#souagro | Representantes dos sindicatos rurais da região Oeste do Paraná se reuniram com o prefeito de Cascavel e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Leonaldo Paranhos. O encontro ocorreu diante da preocupação com a alteração na lei sobre o Programa Luz Noturna, responsável por atender as cadeias de proteína animal. As mudanças afetam diretamente o agricultor, de forma a elevar o custo de produção.

O objetivo principal do encontro foi ter o apoio de Leonaldo Paranhos, na condição de presidente da Amop, em prol dos municípios que compõem a região oeste e em especial àqueles que faturam acima de R$ 1 bilhão de Valor Bruto da Produção, totalizando seis municípios na região. Essas mudanças podem inviabilizar atividades cruciais para o setor produtivo, ligadas ao peixe, frango, suínos e aves, atingindo desde o pequeno, passando pelo médio e grande produtor.

 

Como funciona a Tarifa Rural Noturna

Criado pela lei 19.812 de 2019, o TRN é um programa estadual, que, segundo dados da Companhia Paranaense de Energia pode beneficiar até 77,5 mil propriedades rurais ou estabelecimento agropecuários e atingir mais de 1 milhão de pessoas.  O Programa Tarifa Rural Noturna prevê desconto especial na tarifa de energia elétrica e dos encargos decorrentes desse serviço, inclusive no adicional de bandeira tarifária, relativa ao consumo de energia elétrica ativa no meio rural e para unidades classificadas como Cooperativa de Eletrificação Rural que obedeçam aos requisitos da Lei 19.812/2019 e aos dispostos na Lei 20.435/2020.

Na avicultura, por exemplo, a energia elétrica representa 20% dos custos de produção, pois serve para manter o controle de ambiência dos aviários. As alterações podem trazer impactos diretos na cadeia, representando 63% do VBP da pecuária paranaense, correspondendo a R$ 21,9 bilhões ao ano.

(Vandré Dubiela/Sirlei Benetti)

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.