Estiagem resulta em silagem de baixo teor nutricional

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=bYuJdQYAHPE

 

#souaagro | A estiagem tem castigado os produtores rurais que ainda acreditavam em bons índices de produtividade, mesmo realizando o plantio tardio e fora do zoneamento, por conta de reflexos gerados ainda no ano passado, com o atraso na colheita da soja. O mês de abril é, até agora, o mês mais seco do ano. A chuva ainda não veio como o agricultor gostaria e o resultado tem tirado o sono no campo.

Veja a entrevista com o engenheiro agrônomo e produtor de leite, Eudes Capelletto, para o Portal Sou Agro:

Produtores rurais que já estimam perdas de 100% da produção e com plantel de animais, tem encontrado outra alternativa para o prejuízo não ser ainda maior. Muitos, estão antecipando a colheita do milho e transformando as plantas em silagem. Mas é bom ressaltar que essa volumoso possui baixo teor nutritivo, como explica o engenheiro agrônomo e produtor de leite da comunidade de Gramadinho, interior de Cascavel, Eudes Capelletto.

Em uma área arrendada de 200 hectares, Capelletto produz soja, milho, aveia e leite. “Não é o meu caso, mas muitos produtores estão a antecipando a colheita do milho e produzindo a silagem, mesmo ainda em um ponto que o milho não está adequando para essa transformação.

Ele apresenta duas explicações para esse comportamento do agricultor no campo: como é um ano bastante seco, muitos acabaram não se precavendo e deixaram de se preparar para um período de seca. Com pouco alimentos para os seus animais, não viram outra saída senão antecipar o corte do milho para manter a alimentação do rebanho.

A segunda situação, conforme o engenheiro agrônomo é a seguinte: devido à seca, existem lavouras de milho com perdas de 100% em relação aos grãos. O produtor que utiliza tradicionalmente a silagem, acaba optando em aproveitar essa massa seca de milho, que não vai ter grão, mas serve ao menos para alimentar o rebanho, na falta de insumo.

O engenheiro agrônomo e produtor de leite, Eudes Capelletto concorda que a silagem terá qualidade baixa em relação a nutrientes, com pouco energia e proteína a oferecer. “Ainda temos outros subterfúgios para melhorar a qualidade da silagem, como adicionar ração, caroço de algodão e torta de laranja”. Basicamente, esse volumoso servirá para o animal fazer a ruminação do alimento.

A qualidade da silagem de milho depende de uma série de fatores: clima, fertilidade do solo e combate ao ataque de pragas. As principais recomendações para uma silagem de alto teor nutricional incluem: colheita com teor de umidade adequado, bom processamento da planta, compactação adequada da massa, enchimento rápido do silo ou trincheira, adequada vedação para evitar perdas e garantir um processo fermentativo eficiente.

 

Texto, fotos e imagens: Vandré Dubiela

Edição: Sirlei Benetti

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas