Trigo de pastejo é alternativa para aumentar produção de leite

Compartilhar

 

#souagro

 

Animais fortes, bem nutridos geram melhores resultados para o produtor rural. É assim na propriedade do seu Ademir Volnei Klein, que fica em Catanduvas, região Oeste do Estado do Paraná. São 118 animais em fase de lactação que chegam a produzir até 4 mil litros por dia no período de maior produção que é no inverno. O que as vacas comem no cocho é importante, mas o pastejo no campo também é fundamental. Há 4 anos que na lavoura da família Klein o trigo é semeado. Em quarenta dias vai estar tudo verdinho e pronto para receber as vacas que farão o primeiro pastejo. Mas entre os meses de maio a outubro, Ademir pretende colocar os animais pra fazer 10 pastejos.

“Conseguimos reduzir custos no inverno com pastagem, mas precisávamos de um produto que desse mais massa, rendimento e maior numero de pastejo. A aveia preta rende dois ou três pastejos, então precisávamos de uma área muito grande e com o trigo conseguimos reduzir pra uma área pequena e alimentar mais animais”, afirma Klein.

O trigo tem potencial de chegar a uma taxa de acúmulo diário de até 100 kg de matéria seca por hectare. Juliana Casarin Salomão é zootecnista e assistente técnica da Biotrigo. Segundo ela, o trigo tem como característica um enraizamento bem definido e agressivo. “Isso faz com que ele resista ao pisoteio dos animais e é muito responsivo a adubação. A rebrota é muito eficiente”. De acordo com Juliana, outra característica observada nos animais que pastejam no trigo, é o aumento da produção de leite que em alguns casos chega a 5 litros a mais por dia, cada vaca.

A alimentação representa o maior custo da produção leiteira e também a maior preocupação dos produtores. Em torno de 70% de todo o valor gasto é destinado à alimentação. Na propriedade do Ademir, este ano serão quatro alqueires de trigo especialmente para as vacas de leite, mas ele também está  fazendo um segundo investimento. Vai plantar outros onze alqueires para colocar o gado de corte. “O que eu digo para os produtores é que com um alqueire de trigo é a mesma coisa que ter cinco alqueires de aveia preta. Vale muito a pena”, afirma Ademir Volnei Klein.

 

Clique e assista a reportagem na íntegra.

https://www.youtube.com/watch?v=NsVUkT9pcw8

 

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.