Trigo de pastejo

Trigo de pastejo é alternativa para aumentar produção de leite

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | Trigo de pastejo.: Animais fortes, bem nutridos geram melhores resultados para o produtor rural. É assim na propriedade do seu Ademir Volnei Klein, que fica em Catanduvas, região Oeste do Estado do Paraná. São 118 animais em fase de lactação que chegam a produzir até 4 mil litros por dia no período de maior produção que é no inverno. O que as vacas comem no cocho é importante, mas o pastejo no campo também é fundamental. Há 4 anos que na lavoura da família Klein o trigo é semeado. Em quarenta dias vai estar tudo verdinho e pronto para receber as vacas que farão o primeiro pastejo. Mas entre os meses de março a outubro, Ademir pretende colocar os animais pra fazer 8 pastejos.

“Conseguimos reduzir custos no inverno com pastagem, mas precisávamos de um produto que desse mais massa, rendimento e maior numero de pastejo. A aveia preta rende dois ou três pastejos, então precisávamos de uma área muito grande e com o trigo conseguimos reduzir pra uma área pequena e alimentar mais animais”, afirma Klein.

 

Potencial

O trigo tem potencial de chegar a uma taxa de acúmulo de até 100 kg de MS por hectare dia. Juliana Casarin Salomão é zootecnista e assistente técnica da Biotrigo. Segundo ela, o trigo tem como característica um enraizamento bem definido e agressivo. “Isso faz com que ele resista ao pisoteio dos animais e é muito responsivo a adubação. A rebrota é muito eficiente”. Uma outra característica observada nos animais que pastejam no trigo, é o aumento da produção de leite. Em alguns casos produtores relataram chegar a 5 litros a mais por dia, cada vaca.

A alimentação representa o maior custo da produção leiteira e também a maior preocupação dos produtores. Em torno de 70% de todo o valor gasto é destinado à alimentação. Na propriedade do Ademir, este ano serão quatro alqueires de trigo especialmente para as vacas de leite, mas ele também está  fazendo um segundo investimento. Vai plantar outros onze alqueires para colocar o gado de corte. “O que eu digo para os produtores é que com um alqueire de trigo é a mesma coisa que ter cinco alqueires de aveia preta. Vale muito a pena”, afirma Ademir Volnei Klein.

 

Clique e assista a reportagem na íntegra.

 

Clique aqui e saiba mais sobre Nutrição Animal

Reportagem da semana: Porque investir em trigo?

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas