Cooperativismo no Paraná

Protagonismo das cooperativas rende homenagem

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Cooperativismo no Paraná

 

Para fazer jus ao cinquentenário da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por intermédio de proposta do deputado estadual Soldado Fruet, prestará uma homenagem ao protagonismo exercido pelas cooperativas no Paraná. A sessão solene de homenagem será remota, e ocorrerá no dia 5 de abril, a partir das 16 horas.

Segundo dados do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, são 217 entidades registradas que congregam um universo de aproximadamente 2,6 milhões de cooperados, dos quais quase 2,4 milhões associados às cooperativas de crédito. Na agropecuária, são 190 mil produtores, contudo, em 2019, houve a inclusão de 6,5 mil novos produtores, principalmente no processo de integração de proteína animal. O cooperativismo paranaense é responsável pela geração de mais de 1 milhão de empregos indiretos.

O Sistema Ocepar é formado por três sociedades distintas, sem fins lucrativos que, em estreita parceria, se dedicam à representação, fomento, desenvolvimento, capacitação e promoção social das cooperativas paranaenses: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR); e Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).

 

A missão da Ocepar

A Ocepar foi criada em 2 de abril de 1971, integra a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e tem como missão representar e defender os interesses do sistema cooperativista paranaense perante as autoridades constituídas e a sociedade, bem como prestar serviços adequados ao pleno desenvolvimento das cooperativas e de seus integrantes.

 

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas