Paraná defende políticas unificadas de iniciativas sustentáveis na agropecuária

Compartilhar

 

O seminário “Biogás e Biometano: oportunidades econômicas para o meio rural da Região Sul”, realizado em formato online na tarde de segunda-feira (29), debateu o desenvolvimento de projetos em energias renováveis e a união de esforços por políticas públicas. O evento integra a programação do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que ocorre de 29 de março a 1º de abril.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou as ações do Governo do Paraná no setor e defendeu o diálogo entre os estados do Sul pela criação de políticas unificadas, com apoio do governo federal.

Com índices expressivos da cadeia produtiva animal e das agroindústrias, o Paraná tem uma grande disponibilidade de dejetos para produção de energia renovável. Ortigara acrescentou que o Estado possui base legal e referências para promover mais competitividade no campo e, ao mesmo tempo, investir em sustentabilidade. “Queremos ampliar as fontes renováveis, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Paraná está fazendo seu dever de casa para estimular essa alternativa, com geração de emprego e renda”, afirmou.

O coordenador do programa Paraná Energias Renováveis, Herlon de Almeida, citou os esforços conjuntos da Secretaria e do IDR-Paraná. “O governo estadual colocou a energia renovável na ênfase das políticas públicas, e isso possibilitou termos uma proposta para o Paraná”, disse.

De acordo com ele, o IDR-Paraná já capacitou 154 técnicos com apoio do CIBiogás e da Embrapa. Também há intenção de credenciar, por meio de chamada pública, empresas privadas habilitadas para operar projetos em biogás. A expectativa é alcançar, até 2030, aproximadamente 8 mil a 10 mil propriedades com biogás no Paraná. “Com isso, vamos melhorar substancialmente o desempenho das cadeias produtivas de proteína animal e reduzir o impacto da energia nos custos de produção”, afirmou.

 

Foto: AEN

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.