Pandemia: cooperativas da agricultura familiar perdem alimentos na roça

Compartilhar

 

Independentemente da retomada das aulas presenciais, as cooperativas e associações da agricultura familiar que vendem produtos para a merenda escolar no Paraná estão perdendo os alimentos na roça porque o governo do Estado não retomou em 2021 as compras pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “O Governo chegou a lançar edital, licitar e selecionar os fornecedores, mas não assinou ainda os contratos para formalizar a aquisição dos alimentos”, informa a deputada estadual Luciana Rafagnin, líder do Bloco Parlamentar de Apoio à Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Somente cerca de um mês após a assinatura desses contratos é que as compras serão retomadas de fato, mediante divulgação de cronograma e calendário de entrega. Sem isso, as cooperativas não conseguem se organizar para a venda e perdem produtos. O que, nesse momento, gera insegurança alimentar nas duas pontas: tira o sustento de quem produz para vender e a comida da mesa das famílias que não vão receber os alimentos, enquanto o Governo não se organiza para comprar”, completa.

Na próxima segunda-feira (15), o Bloco Parlamentar, liderado pela deputada, vai reunir representantes dessas famílias de fornecedores, de modo remoto, para conversar sobre o problema e levantar a situação das diversas cooperativas e associações. Para essa reunião, a deputada enviou convite também aos representantes diretos do Governo do Estado nessa questão, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar. Na sessão remota da Assembleia Legislativa desta terça-feira (9), a deputada Luciana protocolou também um requerimento ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário da Educação, Renato Féder, pedindo a retomada imediata das compras do programa da alimentação escolar.

 

Fonte: ALEP

 

Foto: Orlando Kissner/Anpr

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.