Hortaliças - Plantação de alface na região de Morretes. Morretes, 31-05-2011. Foto: Orlando Kissner/AENotícias

Pandemia: cooperativas da agricultura familiar perdem alimentos na roça

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
Hortaliças - Plantação de alface na região de Morretes. Morretes, 31-05-2011. Foto: Orlando Kissner/AENotícias

 

Independentemente da retomada das aulas presenciais, as cooperativas e associações da agricultura familiar que vendem produtos para a merenda escolar no Paraná estão perdendo os alimentos na roça porque o governo do Estado não retomou em 2021 as compras pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “O Governo chegou a lançar edital, licitar e selecionar os fornecedores, mas não assinou ainda os contratos para formalizar a aquisição dos alimentos”, informa a deputada estadual Luciana Rafagnin, líder do Bloco Parlamentar de Apoio à Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Somente cerca de um mês após a assinatura desses contratos é que as compras serão retomadas de fato, mediante divulgação de cronograma e calendário de entrega. Sem isso, as cooperativas não conseguem se organizar para a venda e perdem produtos. O que, nesse momento, gera insegurança alimentar nas duas pontas: tira o sustento de quem produz para vender e a comida da mesa das famílias que não vão receber os alimentos, enquanto o Governo não se organiza para comprar”, completa.

Na próxima segunda-feira (15), o Bloco Parlamentar, liderado pela deputada, vai reunir representantes dessas famílias de fornecedores, de modo remoto, para conversar sobre o problema e levantar a situação das diversas cooperativas e associações. Para essa reunião, a deputada enviou convite também aos representantes diretos do Governo do Estado nessa questão, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar. Na sessão remota da Assembleia Legislativa desta terça-feira (9), a deputada Luciana protocolou também um requerimento ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário da Educação, Renato Féder, pedindo a retomada imediata das compras do programa da alimentação escolar.

 

Fonte: ALEP

 

Foto: Orlando Kissner/Anpr

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas