Monitoramento da safra 20/21 encerra com baixa pressão da ferrugem asiática

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro|O IDR-Paraná enviou nesta quinta-feira (25), comunicado sobre o encerramento do monitoramento de Alerta de Ferrugem do Paraná para a Safra 2020/2021.  O trabalho foi iniciado em meados de outubro do ano passado e encerrado nesta semana, contando com o suporte de profissionais e de 265 coletores de esporos espalhados em pontos estratégicos do Estado.

Foram cinco meses de monitoramento ininterruptos, com uma safra apresentando baixa pressão de ferrugem asiática nas lavouras paranaenses. Os coletores de esporos mostraram-se eficientes na detecção da chegada dos esporos, auxiliando técnicos e agricultores no manejo eficiente da doença.

 

Primeiros esporos

Os primeiros esporos foram detectados em meados de dezembro do ano passado, na região de Londrina, em função das condições climáticas impostos pelo La Niña. Posteriormente, os esporos foram detectados nas regionais de Ponta Grossa, Laranjeiras do Sul e Cascavel. Nas demais regiões, houve uma evolução lenta da ferrugem asiática. Dados mais detalhados deste relevante trabalho para a agricultura do Paraná serão publicados posteriormente, por intermédio de uma parceria com a Embrapa Soja.

O IDR-Paraná agradece a participação de parceiros como a Embrapa Soja, Senar-PR, UTFPR, bem como as universidades, faculdades, colégios, cooperativas e profissionais. Os agricultores também tiveram participação decisiva nos resultados, contribuindo com a instalação dos coletores de esporos em suas lavouras e o uso desta ferramenta no manejo da ferrugem asiática, que ao longo de várias safras demonstrou ser possível reduzir em um terço a aplicação dos fungicidas. (Vandré Dubiela)

 

Para conferir os locais e regiões, acesse cutt.ly/AlertaFerrugem

 

VEJA TAMBÉM

 

Derivados da erva-mate na merenda escolar do Paraná

Contratos futuros da soja travam e produtor aguarda definição do cenário

 

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas