Março com previsão de chuvas localizadas

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | A depender do prognóstico de clima para o mês de março, é bom o produtor já ir se preparando para dias com chuvas alternadas. Nada igual a janeiro, quando foram registrados 400 milímetros de chuva. Em fevereiro, a chuva deu uma trégua e fechou com 50 milímetros de média.

O mês promete ser de chuvas distribuídas totalizando 150mm, acima da média história de 130mm. Para a agricultura, seria mais favorável o tempo seco e chuvas torrenciais apenas em um dia, para que nos demais o produtor pudesse voltar ao campo e fazer a sua colheita. As informações são do agrometeorologista Reginaldo Ferreira Santos, engenheiro agrônomo e professor do curso de Engenharia Agrícola da Unioeste, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Manejo e Irrigação.

Com base na fotografia do clima neste início de semana, a possibilidade dos próximos dias serem mais chuvosos é mais provável. Já a próxima semana, tende a ser com menos precipitações pluviométricas. No começo da primeira quinzena de março, as chuvas voltam a aparecer e a partir do dia 25 de março, novas possibilidade do tempo ficar mais chuvoso.

A ocorrência das chuvas está atrelada à aproximação de uma massa de ar fria convectivas (verticais). São chuvas localizadas ou tromba d´águas em pontos específicos, conhecidas como chuvas de verão, predominantes desde dezembro até o fim deste mês.

Em relação às temperaturas, por conta da massa de ar fria, tende a ficar mais fresco no período noturno, oscilando entre 15 e 17 graus e de dia, fica entre 26 e 28 graus.

O ano de 2020 foi considerado ruim em relação à ocorrência de chuvas, com dois dias concentrando os maiores índices: 150mm e 160mm e em dezembro, com 300mm. De janeiro a novembro, choveu o equivalente a 900 milímetros, quando a média anual e Cascavel e região é entre 1.500 e 1.700 milímetros. De janeiro a dezembro de 2020, a soma total das chuvas foi de 1.200mm, abaixo da média anual histórica.

E 2021 já começou debaixo de muita água. Somente em janeiro e fevereiro, foram 700mm, quase toda a soma de janeiro a novembro do ano passado. “O clima seco em fevereiro foi extremamente favorável para o campo, depois de um janeiro praticamente “imerso” pelas chuvas”. (Vandré Dubiela)

 

Foto: Vandré Dubiela

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas