21-10-2020 - Plantio de soja na região Oeste do Paraná - Foto : Jonathan Campos / AEN

Paraná solicita que zoneamento agrícola do milho seja alterado

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=s2mceiNtMts

 

#souagro | O Governo do Paraná enviou um ofício ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), endereçado a ministra Tereza Cristina, para que o prazo do zoneamento agrícola do milho 2ª safra no estado seja prorrogado. O motivo é que o plantio, que está a todo vamos nesta primeira semana de março, está atrasado. Em anos anteriores, nesta época, as lavouras estavam quase todas semeadas. Os motivos foram diversos, mas os principais: seca em setembro e outubro, o que atrasou o plantio da primeira safra, e em janeiro choveu demais o que também retardou o ciclo de desenvolvimento da cultura da soja.

Essa combinação de fatores está impedindo o plantio do milho 2ª safra na época prevista no Zoneamento Agrícola de Risco Climático para as regiões que cultivam o cereal no Estado. No ofício consta também, que até agora, menos de 10% da área de soja foi colhida e apenas 11% da área de milho da segunda safra foi semeada. Em vista disso, a secretaria de agricultura do Paraná, por meio do secretário, Norberto Ortigara, faz a solicitação da prorrogação por 10 dias dos períodos de semeadura do milho 2ª safra estabelecidos na Portaria do Zoneamento Agrícola para o Paraná, de forma a assegurar que toda a área seja cultivada com as garantias da política agrícola.

Outro ponto importante a ser destacado é que A redução de plantio de milho poderá trazer sérios impactos à todo o agronegócio, podendo desabastecer o mercado de frangos, peixes, leite e suínos.

Clique e assista a reportagem

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas