Safra soja 2020. Fotos:Jaelson Lucas / AEN

Deral atualiza estimativa de safra de grãos para o Paraná

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://www.youtube.com/watch?v=xLl_19dhBXE

 

#souagro | Em entrevista ao Portal Sou Agro, o chefe do Deral-PR (Departamento de Economia Rural), da SEAB (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) economista Salatiel Turra, atualiza estimativa da safra de grãos no Paraná, com ênfase para a soja e o milho, principais culturas predominantes no Estado.

Confira a entrevista concedida pelo chefe do Deral-PR, economista Salatiel Turra:

 

Com base em levantamento mais recente, a soja corresponde a 92% da área plantada de grãos primeira safra, em um total de 5,5 milhões de hectares, representando 81% da produção de grãos da primeira safra. “Apesar das adversidades climáticas apresentadas do início ao fim da cultura, a produtividade e a qualidade do produto estão dentro da média, com a produção devendo corresponder a 20,08 milhões de toneladas, um pouco inferior do que o ano passado, mas dentro das estimativas levantadas pelo Deral”. A estimativa de rendimento é de 3.599 kg/ha, um pouco abaixo da média registrada na safra anterior.

 

Colheita da safra da soja no Paraná atinge 75% da área

Clima e pragas reduzem estimativa da safra de verão

 

Já em relação ao milho primeira safra, também há algumas dificuldades similares à cultura da soja. Entretanto, a produtividade foi um pouco menor, mas a qualidade está dentro do esperado. A estimativa de colheita é de 3,07 milhões de toneladas, 14% inferior à safra passada. A área plantada é de 362,7 mil hectares.

Já em relação ao milho segunda safra, os preços são bastante interessantes aos produtores, que estão recebendo pela saca de 60 quilos em torno de R$ 70. “Temos também uma área recorde em espaço ocupado pelo milho segunda safra, chegando a 2,4 milhões de hectares plantados”. A estimativa de produção é de 13,38 milhões de toneladas, em uma área de 2.387,4 hectares. (Vandré Dubiela/Sirlei Benetti)

 

Fonte: Deral-PR

 

Foto: Jaelson Lucas/AEN

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas