Clima prejudicou mais o agro que as restrições da pandemia no Paraná

Compartilhar

 

#souagro | As intempéries climáticas, caracterizadas pela seca castigante no segundo semestre do ano passado e o excesso de chuva registrado no início deste ano, responsáveis pelo atraso no plantio de safras importantes para o Paraná, como a soja e o milho segunda safra, impactaram mais no agronegócio do que as constantes medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Paraná. A afirmação é do gerente do Departamento Técnico do Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Arthur Bergamini, em entrevista concedida nesta quarta-feira (17) ao Programa Mercado & Companhia, do Canal Rural.

“Não temos ainda percebido um grande impacto no campo, pois rapidamente o setor conseguiu se adaptar, atendendo questões de biossegurança”, pontua. “O agricultor vem conseguindo dar suporte às atividades no campo, uma vez que o Paraná ainda vive a colheita da soja e o plantio do milho safrinha”.

Neste momento, o Paraná está com 60% da soja colhida, um pouco atrasada em relação ao ano passado, quando nesta mesma época, a colheita já superava 70% de toda a área plantada. Ou seja, a restrição maior é com o plantio durante a estiagem o as chuvas torrenciais em períodos estratégicos para a colheita, gerando atrasos.

Desde o início da pandemia em março do ano passado, o Senar-PR suspendeu temporariamente as atividades abertas ao público, centrando os trabalhos no aperfeiçoamento de instrutores e mobilizadores. A conectividade com o agronegócio surgiu neste caminho, estreitando o contato entre o homem do campo e os profissionais da área técnica.

No Paraná, as medidas restritivas foram prorrogadas até o dia 1º de abril e fazem parte do Decreto 7.122/2021. (Vandré Dubiela, com informações do Canal Rural)

 

Foto: Jonas Oliveira/AEN

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.