Bem-estar animal: certificação inédita a empresa cascavelense

Compartilhar

 

#souagro | O respeito ao bem-estar animal e a gestão eficiente das propriedades em busca de níveis elevados de produção, renderam à B&M Consultoria, de Cascavel, o selo Empresa Amiga do Bem-Estar Animal, concedido pela Beba Mais Leite e pela neozelandesa Qconz. Trata-se da primeira empresa deste segmento a obter essa certificação no Brasil. A B&M Consultoria tem como sócios o médico veterinário Fernando Bracht e o engenheiro agrônomo José Manuel Mendonça.

Orgulho é a palavra mais apropriada para retratar o sentimento de toda a equipe. “A certificação é um passo à frente das nossas realizações”, comenta José Manuel Mendonça. “Sempre tivemos o conhecimento sobre a importância de proporcionar conforto aos animais para alcançar resultados satisfatórios de produção, mas era preciso mais, e assim, surgiu a proposta de planejar ações de bem-estar aos animais”, disse ele, em entrevista ao portal Sou Agro.

Durante um mês, todas as formas de trabalho da B&M, há 15 anos no mercado, foram auditadas e no fim, o reconhecimento de anos de dedicação foram brindados com uma certificação sem ressalvas. “Agora, um dos desafios é mostrar a necessidade de garantir esse bem-estar aos animais a outras empresas”. Entre os tópicos importantes para ser uma empresa amiga do bem-estar animal, consta a verificação da qualidade da água oferecida ao animal; a correta alimentação do rebanho leiteiro, temperatura e pisos adequados, sombreamento para evitar a exposição ao sol e os cuidados nas cirurgias, no sentido de evitar qualquer tipo de dor ou sofrimento. “Se o produtor cuidar de cada detalhe, respeitar e tratar o animal da melhor maneira possível, ele retribuirá com um produto farto e de qualidade”.

O médico veterinário Fernando Bracht, destaca entre as inúmeras ações da consultoria técnica, a setorização da propriedade por intermédio dos indicadores zootécnicos. Dentro deste contexto, são criados protocolos operacionais de rotina, instrução de trabalho, avaliando e diagnosticando a ação pontualmente na fazenda naquele momento, e fazendo as devidas alterações conforme a necessidade. A setorização envolve a criação de bezerras, sanidade de glândula mamária, reprodução, nutrição e produção. “Se algum ponto destes não estiver correto, dificilmente será possível atingir a meta de produção”.

 

Boas práticas e gestão

A diretora de certificações do Beba Mais Leite, Helena Karsburg, comenta que a B&M Consultoria, cumpriu todas as exigências do programa. “O objetivo com a certificação é o de promover empresas que possuem produtos e serviços, garantindo o aumento do bem-estar animal nas propriedades, ajudando a fortalecer esse ecossistema e evidenciando a relevância de viabilizar conceitos de rastreabilidade, origem e garantias para a cadeia produtiva”. Segundo Helena, ter essa cadeia de valor mapeada, trabalhar esses conceitos e fortalecer o bem-estar animal, as boas práticas e a gestão, geram valor e agregam o produto final.

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.