Apasem obtém do governo autorização para testes de sanidade de sementes

Compartilhar

 

O Laboratório de Análise de Sementes da Apasem, em Ponta Grossa, recebeu do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento a autorização para realização de testes de Sanidade em Sementes.

A informação chegou a Associação no dia 10 de março, depois de o MAPA ter realizado auditoria, resultando na autorização para prestação de serviços em ‘Blotter Test’,  aplicado a todas as espécies do escopo do laboratório bem como para avaliação especifica para antracnose em feijão e soja.

“Somos um dos poucos laboratórios no Brasil a ter o RENASEM com autorização de análise de sanidade. Antes de buscar essa autorização investimos em equipamentos, estrutura física e treinamento das equipes técnicas do laboratório”, explica o presidente da APASEM, Paulo Pinto de Oliveira Filho.

O dirigente destaca ainda que o novo serviço vai atender a uma alta demanda percebida pela Apasem nos últimos anos, na busca por esse serviço. “Tanto o produtor paranaense quando de qualquer outro ponto do Brasil pode acessar o laboratório e enviar as suas amostras. Estamos prontos para atender aos pedidos”, destaca o presidente.

Hoje, o LAS Apasem Ponta Grossa possui 23 espécies de sementes em seu escopo de análise. Das mais tradicionais como soja, trigo e milho, até as mais especificas como o tabaco. A intenção com a ampliação do portfólio é agregar valor aos serviços prestados, com a indicação aos clientes de eventuais presenças de patógenos nas análises de qualidade.

 

Testes de sanidade em sementes

Os testes de sanidade em sementes têm como objetivo identificar a presença de microorganismos (fungos e bactérias) causadores de doenças. “Na análise é possível identificar as espécies de fungos e se há a presença ou não de bactéria”, explica a técnica em laboratório da Apasem, Juliana Veiga.

Juliana Veiga informa ainda que para solicitar o teste basta o interessado preencher um formulário com os dados da amostra que é disponibilizado via e-mail. Este documento dever ser encaminhado junto à amostra a ser analisada. O resultado dos testes fica prontos em 15 dias.

 

Fonte e foto: Apasem

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.