Agricultura familiar torna merenda escolar mais saudável

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

A agricultura familiar enriquece a merenda escolar da rede estadual e contribuem para motivar hábitos saudáveis. O governo do Estado firma contratos com cerca de 180 cooperativas e associações de pequenos produtores para garantir a entrega desses itens às mais de 2,1 mil escolas. A agricultura familiar torna a merenda escolar mais saudável.

As unidades recebem cerca de 700 mil quilos de alimentos a cada 15 dias neste momento de pandemia – a entrega padrão é semanal. Até o final do ano devem ser entregues 12,3 milhões de quilos.

A compra oferece gêneros alimentícios diversificados, sazonais e produzidos próximos às escolas. São frutas, hortaliças, legumes, tubérculos, temperos, leite, panificados, ovos, sucos, iogurte, feijão e arroz, entre outros adquiridos de mais de 25 mil pequenos produtores paranaenses, o que os auxilia a manter as vendas nesta época de pandemia.

 

Rendimentos aos produtores

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Estado do Paraná (Aprep), Nelton de Castro Soares, reforça que os contratos asseguram rendimentos aos pequenos produtores. “O programa de alimentação escolar é extremamente importante. Muitas famílias vivem quase que exclusivamente dessa renda para seu sustento”, disse. A entidade atende 25 escolas estaduais em oito municípios próximos de Goioerê, região Centro-Oeste do Estado.

Em 2021, a compra de alimentos beneficia cerca de 220 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2020, o Governo do Estado distribuiu quase 40 mil toneladas de alimentos, um investimento de R$ 187,9 milhões – bem acima de 2019, quando foram distribuídas 23 mil toneladas (apenas nas escolas), um total de R$ 127 milhões investidos.

 

Fonte e foto: AEN

 

VEJA TAMBÉM

Área de plantio da safra americana fica abaixo do esperado pelo mercado

Caminhões e tratores vão ocupar frente da prefeitura para sensibilizar ministro sobre pedágio

Milho: entre primeira e segunda safras, Paraná estima colher 16 milhões de ton.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas