Paraná lidera número de casos de ferrugem asiática no Brasil

Compartilhar

 

#SouAgro

Estamos em primeiro lugar em um ranking nada positivo em relação aos demais estados brasileiros. O Paraná é o campeão de casos de ferrugem asiática da soja, em levantamento recente apresentado pelo Consórcio Antiferrugem, a maioria deles registrado no oeste paranaense.
Em todo o Estado, são 86 casos da doença, presente em 53 municípios, uma realidade bem diferente da verificada na safra passada, quando ocorreram ao todo 71 casos e na safra de 2018, foram 58 casos. A situação atual é comparada a 2017, quando o Paraná contabilizou 113 casos de ferrugem.
De acordo com a pesquisa mais recente, os casos atuais encontram-se em Cascavel (7), Palotina (5), Guarapuava (5), Castro (5) e Candói (4). Os casos explodiram em quase todos os estados brasileiros, levando o País a registrar o maior número de casos da doença das últimas cinco safras. Nos primeiros 15 dias do ano, foram computados 192 casos.

Chuvas impediram
tratamento preventivo

De acordo com o engenheiro agrônomo Cesar Veronese, as condições climáticas verificadas no início do ano, notabilizadas pelas chuvas, foram muito propícias para a proliferação da ferrugem asiática da soja. “Em meados de fevereiro, quando era preciso realizar os tratamentos fitossanitários, não foi possível ser feito em tempo pelo produtor o tratamento fitossanitário”.
Para Veronese, que é presidente da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), o tratamento da ferrugem asiática é principalmente preventivo. “Quando os esporos já são detectados nas lavouras, fica muito complicado realizar o tratamento e o controle da doença na lavoura”.

Clique para assistir a reportagem.

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.