Condições climáticas influenciam na elevação do preço pago ao produtor de banana

Compartilhar

 

Os preços pagos aos produtores de banana continuam em alta no estado do Paraná. Em janeiro, a caixa com 20 quilos da fruta chegou a custar R$ 60, elevação de 21,73% quando comparada com as cotações praticadas em dezembro. O aumento é ainda maior em relação ao valor comercializado em novembro, chegando a 76,47%. A análise regional foi realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir dos dados obtidos pelo Sistema de Informações Agrícolas e de Abastecimento (Siagro), da própria estatal.

De acordo com técnicos da Conab, essa alta é explicada pelas condições climáticas adversas registradas no último mês nas áreas produtoras, que impactaram na disponibilidade da fruta. Além disso, a demanda pelo produto continua alta no verão.  A expectativa é que os preços pagos aos produtores se mantenham em patamares elevados até a produção ser normalizada.

Já os valores pagos pelo mel caíram no primeiro mês deste ano. Em janeiro, o preço encontrado pelos produtores foi de R$13,73 em média, 11,48% abaixo do registrado em dezembro. No entanto, a cotação ainda é maior que a praticada em novembro. A tendência para fevereiro e março é que os preços aos produtores sigam em queda, uma vez que há uma demanda menor no mercado externo, o que gera um excedente interno e pressiona os preços para baixo.

 

Fonte: Conab

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.